Somos idiotas ou não?

Não sei, a cada dia sinto-me idiota, não sei por que, mas acredito que no meu trabalho como no seu, as pessoas que convivemos mais do que convivemos com a nossa própria família nos acham idiotas.

Saímos do trabalho e vamos para a rua, encontramos sempre alguém tentando dar uma de esperto e tratar-nos como idiotas ou não?

Chegamos em casa ligamos a TV e a grande notícia é “A Redução do IPI”, e claro, ferro nos idiotas que fumam (eu sou fumante), vamos tirar o imposto para os idiotas continuarem comprando e enquanto isso os fumantes “idiotas” pagam a conta.

Aí eu me deparo com este texto de Arnaldo Jabor, confira;

O IDIOTA E A MOEDA

"Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia. Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas. Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 REIS e outra menor de 2.000 REIS. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos. Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos. Eu sei, respondeu o tolo. 'Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda."

Podem-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa:

A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.
A segunda: Quais eram os verdadeiros idiotas da história?
A terceira: Se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.

Mas a conclusão mais interessante é: A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito.

Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, quem realmente somos. O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente.


Com isso chego a conclusão que nos dias de hoje, o melhor é ser idiota ou não?

Comentários

Panacea disse…
Caro Gui, na minha opinião, a conclusão final feita por Jabor ajuda a responder sua pergunta, é claro, dependendo do ângulo que se enxerga uma situação. As vezes é mesmo melhor ser um idiota... Abs!
Sinto todo dia esta sensação, dá até vontade de se esconder as vezes atrás da cortina... Vou além ao dizer que vez ou outra, sinto até que meus amigos me acham uma idiota, acredita? Mas estas fases passam, assim como disse Jabor, o importante é ser sincero e fazer o melhor que acreditamos. Não foi deixar de dizer que você deve aproveitar e parar de fumar, rsrsrsrs
Grande abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

Hélio Leites , o poeta, o artista, o novo profeta.

Obras de Poeta - Quanto Tempo Demora um Mês

COMA ESTE ANÚNCIO