Os Festivais

Como sempre valorizamos eventos, bandas e outras “cositas mas” dos gringos, aposto que você já cansou de ouvir falar de Woodstock, mas nunca ouviu falar do Festival de Águas Claras e acho que muito menos do Festival Música do Mundo, pois bem, além de Woodstock, vamos conhecer os festivais de Águas Claras e Música do Mundo que são nossos e não foram divulgados como deveriam ser.
Foto: Divulgação
40 anos de Woodstock

Woodstock comemora 40 anos e foi um festival que exemplificou a era hippie e a contracultura do final dos anos 60 e começo de 70. Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um chuvoso fim de semana defronte a meio milhão de espectadores. Apesar de tentativas posteriores de emular o festival, o evento original provou ser único e lendário, reconhecido como uma dos maiores momentos na história da música popular.

Organizado em uma fazenda de 600 acres de Max Yasgur na cidade rural de Bethel, Nova York, o festival foi realizado de 15 a 18 de agosto de 1969.

O evento foi capturado em um documentário lançado em 1970, Woodstock, além de uma trilha-sonora com os melhores momentos.

Um dos principais festivais da música, Woodstock mostrou a liberdade de expressão e muita atitude em uma época que nada podia.

Foto: Arquivo Silene

Festival de Águas Claras – Iacanga –SP

Como adoro meu país e principalmente o interior de São Paulo não poderia deixar de falar do nosso Woodstock “Tupiniquim”, o Festival de Águas Claras ocorreu na fazenda Santa Virgínia, no município de Iacanga, estado de São Paulo, diferente do Woodstock, o Festival de Águas Claras ocorreu em uma série de três festivais, a primeira edição ocorreu no ano de 1975. A segunda e a terceira foram em 1981 e 1983, respectivamente.
O festival foi uma celebração a música popular brasileira, não estive presente por que também nem sonhava em estar aqui naquela época, pois nada melhor hoje poder falar desse festival que na época foi chamado de “uma grande quermesse brasileira” acho que foi uma perfeita atribuição ao festival, afinal era feito em uma fazenda no interior paulista.

Foto: Arquivo Susie

Para 2010 um documentário dirigido por Thiago Mattar será lançado em DVD. O documentário contará ainda com registros inéditos das três edições do festival. São imagens de bandas como Jazzco, Som Nosso de Cada Dia, O Terço, Gilberto Gil, Moraes Moreira, Walter Franco, Egberto Gismonti, Jards Macalé e muitos outros.

Agora é esperar e conferir, se quiser saber mais sobre o Festival de Águas Claras, clique aqui, mas cuidado, você pode encontrar o seu pai, sua mãe, seu tio, tia ou algum conhecido em trajes não adequados, ou melhor, sem traje algum.

Festival Música do Mundo – Três Pontas – MG

E para encerrar esse meu post, também não poderia deixar de falar de outro festival, o Música do Mundo (Woodstock Mineiro) que aconteceu em 1977 em Três Pontas-MG, cidade natal de Milton Nascimento e Wagner Tiso, os idealizadores do festival, mas também é a cidade do meu amigo Rafa, aí você me pergunta, quem é o Rafa? É meu amigo...tão importante como Milton Nascimento e Wagner Tiso, apesar que não sei se ser conhecido é sinônimo de importância, mas do mesmo jeito todos os seres humanos são importantes.

Voltando ao festival, o Música do Mundo que mostrou a cultura, a arte, a fé do povo mineiro para o mundo está de volta, e se você nunca participou de um festival, agora é sua chance, de 10 a 13 de setembro de 2009 em Três Pontas-MG você poderá viver um pouquinho desse festival e sentir a emoção da música, que nos contagia e nos leva para outras dimensões.

Confira toda programação do Festival: http://www.festivalmusicadomundo.com.br/

Comentários

Anônimo disse…
Parabéns pelo Blog!

Visite o nosso ....minervapop@blogspot.com
Unknown disse…
Em tão pouco tempo e tão pouco contato, a sensibilidade de obter o melhor de um ser humano és grande, o que posso dizer é simplesmete, quão grande és tu, Guilherme.

Parabéns por este dia especialíssimo em sua vida!

A propósito, parabéns também pelo Blog e pela homenagem aos Festivais. Me fez voltar ao passado, lembrar dos bons tempos e o inesquecível Festival de Águas Claras. Eu estive lá.

Forte abraço,

Thomaz Castro
Unknown disse…
Em tão pouco tempo e tão pouco contato, a sensibilidade em reconhecer quão grande és um ser humano, pôde me fazer ver, que nada é por acaso, a sua presensa em nossa família é um grande propósito de Deus. Parabéns, pelo seu dia especialíssimo.

A propósito, parabéns também, pela homenagem aos Festivais, em especial ao Festival de Águas Claras. Me fez voltar ao passado com grandes lembranças, que a historia marca pra sempre. Eu estive lá, sou um previlegiado!.

Forte abraço,

Thomaz Castro...hoje, avô da Raquel e tio do Benicio e do Lorenzo.
Lua disse…
Oi Gui, bom?
Q delicia teu espaço! Tô passando sempre por aqui viu. Hoje lembrei q vc comentou sobre um selinho p mim em 07/08/2009, rs Cadê ele? O tempo é uma coisa, rs, bjão Pop
Gui Venturini disse…
Olá Sétima Lua, tudo bem?

Obrigado! Mas o tempo é assim mesmo, quando piscamos os olhos e já passou, e mais, ele é o senhor da razão, por isso, melhor não contrariar. rsrsrs
O selo está neste link http://linguagempop.blogspot.com/2009/08/selinhos.html

Bjs
S.M.Mazzola disse…
Adorei ver fotos e comentários do Festival de Águas Claras - Iacanga, não tem muitos registros, acho que a Bandeirantes cobriu á época, amei estar lá, não tinha infraestrutura nenhuma, mais a gente se unia todo mundo ajudava e dava tudo certo, não tinha água direito, tinhamos que invadir a fazenda ao lado para nadar num lago eu acho, bom não dá para lembrar muito, unica coisa de ruim foi levarem minha jaqueta jeans Lee, bom..... tinha de tudo lá mesmo Paz, Luz para todos
nicho pronto disse…
esse festival de aguas claras foi marcante ,como diz a musica só para os loucos ,não só por causa da fumaça ,mas pela falta de infra estrutura ,e ninguem ligava ,sem nenhum insidente , a não ser um maluco que subiu na torre da band ,era a unica que estava cobrindo o festival e o maluco subiu ficou gritando ,e todo mundo la embaixo
pula pula pula ,teve um circo que não tinha atração a atração era nós cada um ia e apresentava qualquer coisa ,aqueles que não tinha nada a ver era jogado para fora ´por 2 palhaços , mas só para zoar muito bom até que apareceu um maluco com uma flauta tocando,Zeppelin,foi o melhor show que ja estive a noite um frio de cortar todo mundo de cobertor sentado na grama ouvindo gilberto gil cantar woman no cry bob marlei,o ceu estrelado parecia que as astrelas estavam do nosso lado ,alceu ,acor do som ,raul grande raul, morais moreira,joao gilberto, egberto gismonte caraca só fera,de dia um calor de torrar ,mas um sol de inverno aquele sol que fica todo mundo procurando um maluco gritano a toda hora vai chegar um caminhao de maconha ,outro que gritava pessoal de bauruuuuu outro la no fundo vai tomar no......os caras que davam agua no caminhao uma agua da fonte de graça ...era cha de cogumelo só para loucos ,hoje com 56 anos não consigo ver ,nem poder mostrar para meu filho , o que é
um verdadeiro show

Postagens mais visitadas deste blog

Hélio Leites , o poeta, o artista, o novo profeta.

Obras de Poeta - Quanto Tempo Demora um Mês

COMA ESTE ANÚNCIO