Tonho Ceará e o Lambe-lambe

Já falamos aqui da Lomografia, uma modinha fotografica onde são usadas as famosas câmeras Lomos, hoje vamos falar do lambe-lambe, outra técnica de fotografia antiga onde o fotografo revelava a foto na própria máquina e o nome deu-se porque lambia-se a placa de vidro para saber qual era o lado da emulsão ou se lambia a chapa para fixá-la.

Apesar de ser uma técnica antiga ou melhor uma das primeiras técnicas de fotografia no Brasil existe um fotografo que ainda fotografa com o lambe-lambe, conhecido como Tonho Ceará, Antonio Monteiro Gois nasceu em Juazeiro do Norte(CE) e é fotógrafo desde os 17 anos.

Como todo brasileiro, Tonho saiu atrás de oportunidade de emprego e instalou sua câmera na Praça Dom Vital, ao lado do Mercado de São José, na época, Meca da fotografia popular em Pernambuco, no bairro de mesmo nome, no Recife, principal local da capital a abrigar o ofício de lambe-lambe.

A principal demanda, na época, era por retratos para documentos, sobretudo o 5x7 e os tradicionais 2x2 e 3x4 cm.

Tonho Ceará sempre fez lambe-lambe. Chegou a possuir, ainda, dois laboratórios para fotografias em preto e branco (P&B), em Juazeiro do Norte. Trabalhou, também, com monóculo, viajando pelo Ceará, pela Paraíba, por Piauí e Maranhão.De uns vinte anos para cá, passou a trabalhar com filme colorido, sempre fotografando gente. Começou a fotografar em comunidades pobres (favelas, nas suas palavras) do Recife, o que ainda faz até hoje.

Tonho Ceará faz retratos, mora sozinho e não está desiludido com a fotografia, permanecendo um apaixonado e vivendo de forma modesta do ofício.


Em 2006, recebeu o convite do fotógrafo Luiz Santos para, juntos, realizarem uma viagem em direção ao Juazeiro do Norte fotografando o povo. A idéia foi transformada em projeto e proposto ao Programa BNB de Cultura com o nome de a volta do lambe-lambe.

Em 2008, finalizado o projeto, surgiu como resultado o filme Cinema de Dois Tões, com direção de Luiz Santos, do qual Tonho Ceará é o maior protagonista, além da mostra O Mundo Real é Uma Fotografia, no Museu da Cidade do Recife, e mais Tonho faturou o primeiro lugar no Prêmio Porto Seguro de Fotografia em 2008.

Essa é uma “figura” um tanto quanto interessante e que deve ser divulgada em todo mundo, Tonho Ceará é um fotografo de mão cheia e consegue revelar imagens interessantíssimas do norte do nosso país, com apenas um lambe-lambe Tonho Ceará mostra que pra quem tem talento não é preciso tecnologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hélio Leites , o poeta, o artista, o novo profeta.

Obras de Poeta - Quanto Tempo Demora um Mês

COMA ESTE ANÚNCIO