$.W.U. – Começa com seu dinheiro.

Um festival pensando em sustentabilidade, artes e música, lindo, adorei, mas não posso deixar de expressar meu descontentamento com as taxas de conveniência do festival e pelo desrespeito de algumas pessoas.

Pensar sustentável é proteger e reutilizar “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas". Assim já é uma forma de contribuir com a natureza e formar um pensar sustentável e com isso também faturar com a reutilização, já que todo o lixo do festival estava sendo reciclado, mas infelizmente não foi isso que vi no festival. Além de faturar com a reciclagem, faturaram e muito com bebidas e alimentos, isso sem falar de como foi difícil se alimentar já que era muita gente para poucas lanchonetes e funcionários, mas nesta questão eu até entendo, afinal é um grande evento. O que eu não entendo é falar de sustentabilidade e pagar muito caro por isso, já estamos pagando com a saúde já que muitos não estão nem aí para a natureza, agora você que pensa, age e faz pela natureza ainda paga e muito caro para apoiar e fazer parte.

Ida ao festival

Saí de Araraquara às oito da manhã com à Van que saiu de uma cidade vizinha chamada Monte Alto-SP que me pegou em AQA e fomos todos juntos ao $.W.U. em Itu, quase chegando lá, fomos parados por uma viatura da polícia rodoviária, o policial pediu os documentos do veículo e passou a fazer uma vistoria na van, não encontrou nada, mas sujou suas mãos nos pneus da van e assim o motorista solicito, resolveu molhar sua mão para limpá-la, alguns companheiros de viagem adoraram ver esta cena que me decepcionou e muito, palavras deles; “se não fosse assim iríamos ficar aqui parados” afinal vamos para o show. (por isso que nunca vai mudar o sistema) Chegando lá, nos organizamos e por incrível que pareça entramos na Arena Maeda sem problemas e sem demora.

Então, vamos comprar fichas, afinal vamos comemorar, chegando ao caixa a decepção, R$ 6, uma lata de cerveja, eu que iria comprar dez, comprei cinco e já fiquei puto da vida, mas não vamos estragar a festa, fui trocar minha ficha, recebo a informação que não poderia ser servido, pois estava sem a pulseira de +18 (maior de dezoito) olhei para a moça e perguntei; “Eu tenho cara de menor? Ela disse que estava fazendo o trabalho dela, e eu, concordei”. Dei três passos encontrei minha turma pegando cerveja sem a tal pulseira, aí entreguei a minha ficha e peguei a minha cerveja sem constrangimento e sem a tal pulseira. (enquanto uns seguem as regras, outros quebram) Isso sem falar daqueles que esperavam alguém chegar de pulseira e pedia para retirar a bebida, só eu, fiz isso umas três vezes já que como cidadão do bem eu respeito regras e já tinha ido atrás da minha pulseira +18. (Brasileiro da jeito pra tudo)

Assim fomos assistir os shows, nos colocamos em frente aos palcos e ficamos por ali, verifiquei que tinha vários carrinhos de cerveja próximo de onde estávamos e com isso não seria necessário ir até os bares que estavam longe, engano meu, quando fui buscar a minha outra cerveja recebo a informação que nos carrinhos de bebidas não recebem fichas só dinheiro vivo. (outra forma de arrecadar) Eles não estavam satisfeitos em cobrar seis mangos de uma cerveja, eles queriam mais e mais. Neste caso, preferi andar um pouco mais e pegar minha cerveja no bar. O dia foi passando a noite chegando e a vontade de fazer xixi bateu, então vamos aos banheiros, tinham vários banheiros, mas a galera não usava, faziam seu xixi, atrás ou ao lado dos banheiros químicos e não tinham nem um pingo de vergonha na cara. (educação se aprende em casa)

Assim, eu como publicitário fiquei de “boca aberta” com tanta inteligência do senhor Eduardo Fischer, organizador e produtor do evento, conseguiu em um festival intitulado de sustentável, levar pessoas com opinião formada e ainda dizer que; "É um festival democrático" (Edição 47 – Revista Rolling Stone), já pensou se não fosse, hein? Sendo assim, estou sendo democrático, pois dentro de uma democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões, certo?

E falando de sustentabilidade o seu princípio é ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito, mas infelizmente mais uma vez não foi assim, por isso, deixo as perguntas;

Sustentabilidade para sustentar quem? A natureza ou grandes empresários?

Comentários

Anônimo disse…
Concordo com sua crítica. Esses e eventos babilônicos nunca visaram sustentabilidade e sim lucro. E o Greenpeace não estava apoiando cerveja nenhuma. Na propaganda televisiva e na tenda da tal cerveja estava escrito "greenpass"
Anônimo disse…
QUERIDO GUI ... É SEMPRE UM PRAZER PASSAR POR AQUI E VER O QUE VAI NESSA SUA CABEÇA PRIVILEGIADA DE RACIOCÍNIO ( aliás muito obrigada pela sua visita lá no mundo pequeno sempre- ah e como vão os babies???).
GUI... Á RESPEITO DO FESTIVAL TENHO ALGUMAS OPINIÕES PESSOAIS DE QUEM VIVEU LÁ ALGUMAS COISAS BEM DIFERENTES DO QUE PENSO SER SUSTENTABILIDADE, MAS; O QUE DESEJO TE FALAR É SOBRE O "SER HUMANO", onde quer que tenha presença ou intervenção humana nunca será democrático! A democracia é só um "sonho bom" , mas impossivel para humanos viverem, então ; eu penso que eu tenho que fazer a minha parte ...só isso... eu não espero mais nada de ninguém ou de nenhuma organização ou ainda governo, eu espero de mim ... olhando desta maneira , tenho sido mais feliz porque sei QUE EU ESTOU FAZENDO O QUE EU POSSO, EU ESTOU CUMPRINDO A MINHA PARTE NO TRATO DA VIDA !
bjo Gui aparece sempre...
(ah! olhando para só o que eu fui buscar , o festival foi o máximo)
André Sant'Anna disse…
Gui, vc sabe o que fala meu amigo...Parabéns pela crítica consistente e muito bem fudamentada. Esse é o maior problema de praticamente tudo que acontece hoje em dia e um bom exemplo disso são algumas ONGs "sem" fins lucrativos e que fazem ações pilantrópicas. O $WU como vc bem chamou é mais um caso desses.
Grande abraço meu velho, valeu a visita!!!
Gui, sem comentários para estes rótulos verdes e sustentáveis de fachada... Triste, porém real... Um grande abraço amigo, continue mostrando o que deve ser pensado! Bjs

Postagens mais visitadas deste blog

Hélio Leites , o poeta, o artista, o novo profeta.

Obras de Poeta - Quanto Tempo Demora um Mês

COMA ESTE ANÚNCIO