O Parto


Nascer e conceber a vida a um ser humano que vive em um mundo diferente do seu que na realidade você já viveu e não se lembra e nunca trouxe notícias concretas desse mundo me faz refletir.

O Planeta Ventre onde eu já vivi e você também no começo da nossa transformação como ser humano é um mundo não habitável e muito menos escrito na minha memória. Quando partimos do Planeta Ventre e chegamos ao Planeta Terra alguma coisa acontece, pois não nos lembramos onde estávamos e muito menos como era esse lugar.

O Parto acontece e a palavra que o descreve nos remete a partir para algum lugar, para algum mundo, para outra atmosfera, partilhar o amor, dividir a vida, por isso, que a palavra Parto apesar de dar o significado de Dar a Luz ou Ato de Parir gera um conflito e me faz pensar e refletir sobre.

Dar a Luz, mas essa luz é apagada da minha memória, não lembro onde estava, de como era o lugar que eu vivia antes de chegar aqui, por isso, que Parto tem relação com Partir, ir para algum lugar.

Se formos um pouco mais na essência da palavra, Parto tem o significado também de inicio da vida, mas se eu Parto, eu estou indo, estou partindo, não estou iniciando a vida, pois, minha vida já foi iniciada no ventre da minha mãe, posso entender que estou iniciando a minha vida aqui na Terra e não iniciando a minha vida como ser humano.

Mas também podemos usar a palavra Parir, que também irá chocar mais uma informação, pois, Parir, nos remete a junção das palavras Para e Ir que se juntadas se tornam Parir, ou seja, Para Ir a algum lugar, Para Ir a algum mundo que não habito ou não vivo.

Por isso que o ato do Parto ou de Parir continua códigos indecifráveis e bem longe de nós seres humanos normais entendermos.

Gerar uma vida é tentar entender a vida que vivemos no mundo que crescemos.

O texto acima remete a uma reflexão e não ao seu significado ou regra na Língua Portuguesa, foi feito uma analogia com as palavras parto e parir.

Significado da palavra;

Parto – do Latim parere, “trazer, dar à luz”. Daí a palavra parens, “aquele que traz”, que gerou a nossa palavra parente, e que em Latim designava “pai, mãe ou ancestrais”. (Origem Da Palavra - Site de Etimologia)

Parto – o acto de Parir (Dicionário da lingua portuguesa)

Parto (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)
s. m.
1. O acto! de parir.
2. O feto saído à luz.
3. Natural da antiga Pártia.
4. Fig. Qualquer produção física.
5. Qualquer produto da inteligência
6. Acontecimento que se espera

Parto - s.m. Ato de parir, de dar à luz. / Fig. Esforço desmedido, o resultado desse esforço.

Parto - s.m(o).Conjunto de fenômenos físicos que provocam a expulsão da criança, da placenta e das menbranas fetais, ao final da gravidez. (Dicionário Informal)

A palavra mais remota ligada a estas é o Pré-Indo-Europeu per-, “trazer à frente”. (Origem Da Palavra - Site de Etimologia)

Imagem: Celestial Forest - Fractal Art by Vicky Brago-Mitchell 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hélio Leites , o poeta, o artista, o novo profeta.

Obras de Poeta - Quanto Tempo Demora um Mês

COMA ESTE ANÚNCIO