Homens e cavalheiros


Homens são aqueles que sem nenhuma gentileza expressam seu machismo e impõe ordens a todos ao seu redor, não respeitando o próximo.

Cavalheiros são gentis, sensíveis e educados que com atos expressam o amor e todo o seu respeito ao ser humano.

Você deve estar pensando, porque escrevo isso, pois eu lhe digo. Estamos vivendo a era dos falsos gentis, que se colocam como cavalheiros, mas na verdade são tremendos machistas que pensam em si mesmos e cada vez mais, denigrem a imagem do cavalheiro.

Lembro-me do meu avô Nilo (como o rio do Egito), grandioso, que expressava em suas palavras e atos seu cavalheirismo, no fundo do quintal da casa dos meus avós havia uma “parreira de uva” que quando minha Mãe chegava, ele logo escolhia o cacho mais saboroso e lhe presenteava, posso ver os olhos da minha Mãe até hoje brilhando com tanta gentileza, mas grandiosos também eram seus poemas, sonetos e poesias, que com simpatia declamava, esse sim, foi um cavalheiro e poeta.

E como filho de peixe peixinho é, meu pai seguiu os passos do seu pai, mesmo com uma expressão séria, era um sensível cavalheiro, que tratava além da minha Mãe todos ao seu redor com simpatia, era um homem simples, mas não machista, não tinha uma faculdade, mas tinha o diploma da gentileza, lembro-me de uma passagem interessante ao lado dele ouvindo músicas românticas que era sua maior paixão, e eu, lhe perguntei; Pai, o senhor está apaixonado? Ele me disse; sim, pela mesma mulher (minha Mãe) há trinta e cinco anos, isso ficou registrado, pois além de poético foi um ato de cavalheirismo, amar por tanto tempo, e se despedir amando, assim foi meu Pai e essas são algumas das minhas lembranças e exemplo de cavalheirismo.

Voltando ao tempo atual, vejo homens, “pegando” mulheres, assim eles se expressam, assim eles falam, e algumas dessas mulheres, adoram ser tratadas assim. Triste, pois acabou o cavalheirismo. As musicas de hoje expressam palavras que denigrem as mulheres e mostram que os cavalheiros e os grandes poetas, sumiram.

A televisão mostra que a mulher é apenas um objeto do desejo dos Homens e não dos cavalheiros, pois cavalheiros abrem a porta do carro, mandam flores, escrevem cartas e declamam poesias, Homens, espera a mulher fazer suas coisas, mandam flores para amante, escrevem e-mails copiados de algum site e endereçam para suas paqueras, pois escrever uma carta dá muito trabalho e mandam ao invés de poesias, uma música dizendo o que ele não tem capacidade de escrever ou dizer.

Homens não entendem que escrever uma carta é expressar sentimentos, declamar uma poesia, é entender uma mulher, e mandar flores, é encantar e florear a sua amada.

Cavalheiros sabem de tudo isso e não deixam de ser gentis, pois sabem que na mesma proporção que existem Homens, existem Mulheres, mas continuam amando suas Damas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hélio Leites , o poeta, o artista, o novo profeta.

Obras de Poeta - Quanto Tempo Demora um Mês

COMA ESTE ANÚNCIO