Educação e gentileza

Educar é participar de todos os momentos.

Olá amigos (as) estive um pouco longe daqui porque nestes dois últimos meses fiquei focado no festival e sempre nesta época eu fico distante para poder dar mais atenção ao meu trabalho, afinal, é o meu ganha pão. Eu estava morrendo de saudades de poder escrever e poder expressar meus pensamentos, por isso, estou de volta e como sempre digo; aqui eu me sinto muito bem.

Há dois dias recebi um e-mail de um companheiro de festival me agradecendo pela atenção, educação e gentileza que eu o tratei durante todo o festival, neste momento, parei, pensei e respondi; não há motivos para agradecer, pois ser educado e gentil é uma obrigação de todo ser humano ou não é?

Por isso hoje gostaria de falar um pouco sobre essa gentileza e educação que está sendo esquecida, pois hoje não vemos mais ninguém sendo gentil e educado para o seu próximo, todos nós não estamos mais olhando ao nosso redor, estamos olhando só para frente e isso faz que cada vez mais sejamos; frios, mal educado e não gentis.

Estamos tão em falta com a gentileza e com a educação que quando nos deparamos com pessoas educadas nos espantamos e até agradecemos sua educação como foi o caso desse amigo que me enviou o e-mail de agradecimento.

No tempo de ginásio lembro-me da disciplina Educação Moral e Cívica, isso mesmo, tínhamos aula de civismo no ginasial para podermos aprender a praticar a educação, sermos éticos e acima de tudo patriotas.

Pode ser por isso que hoje está extinta a educação, mas a educação vem de berço, assim eu aprendi, não é a função da escola educar e muito menos do professor, pois muitos pais terceirizam sua função de educadores para os professores e por isso que hoje podemos ver cada vez mais pessoas “MALEDUCADAS”, assim dizia minha Vó, ela juntava o Mal com o Educada e assim ficava; MALEDUCADA.

Bom é relembrar esses momentos que não voltam mais, hoje sou Pai e sei da responsabilidade que tenho em educar meus filhos, e podem ter certeza, seguirei a cartilha da educação que os meus Pais me deram e sei que vou ser chamado de quadrado e careta, mas antes ser quadrado e careta do que ser ausente.

Como já dizia o profeta Gentileza; Gentileza gera Gentileza, e eu, o plagiando digo; Educação gera Educação. Essas são práticas que nos faz melhores como seres humanos, pois uma pessoa educada chama muito mais atenção do que uma mal educada, faça o teste.

E já que estamos falando de educação, muito obrigado por estar aqui e volte sempre que quiser!

Comentários

Anônimo disse…
Meu querido amigo Guilherme, com a sapiência de sempre, escreve muito bem sobre a palavra GENTILEZA.

Palavra esta que poderia ser trocada por outras como amor, reciprocidade, reconhecimento...

Eu tinha um tio que era kardecista convicto. Era médico e atendia, sem fazer alarde, a dezenas de pessoas gratuitamente - fazia o bem sem dizer a quem. Um dia me disse uma frase que marcou toda a minha existência: "meu sobrinho, como é bom ser bom, fazer o bem, alegrar as pessas..."

Uma lição de bem viver. Ser gentil é muito mais que ser educado: é ser respeitoso, é saber viver em sociedade, é saber respeitar o próximo e dar a ele o devido reconhecimento. Isto sobra neste cara que aprendi a admirar e respeitar como ser humano, como profissional e como amigo - este cara é o Guilherme. E não tenho dúvida: vai colocar em prática com os seus rebentos tudo o que escreve e diz. E seus herdeiros serão, como diz a palavra da moda - "pessoas do bem". E eu fecho: AMÉM!
Gui Venturini disse…
Grande maestro Agenor suas palavras de agradecimento viraram esse post, como disse e repito, educação e gentileza é obrigação de todo ser humano tê-las.

Espero conseguir deixar o legado dos meus pais aos meus filhos.

Obrigado pelas palavras, luz e paz sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

Hélio Leites , o poeta, o artista, o novo profeta.

Obras de Poeta - Quanto Tempo Demora um Mês

COMA ESTE ANÚNCIO