Sustentabilidade para sustentar quem?

Muito se fala em sustentabilidade, meio ambiente e virou moda ser ecologicamente correto tanto para se vestir como para se viver.

Muito bem, tudo muito importante nos dias de hoje, pois cuidar da natureza é um dever do ser humano desde que a vida existe aqui na terra.

Mas para ser um carinha ecologicamente correto, precisamos reciclar consumir produtos orgânicos e até usar roupas que não agride o meio ambiente. Mas é aí que o bicho pega, já temos o trabalho de reciclar e pagamos muito caro para ser ecologicamente corretos.

Os produtos orgânicos são caros à moda sustentável é cara então como podemos ser ecológicamente corretos se ganhamos pouco?

Moda sustentável para sustentar quem, as grandes empresas ou a natureza?

Comentários

Perfeita sua reflexão! Penso cada vez mais nesta questão, muito pertinente esta análise! Aliás, amei seu post lá no Decoracasa, já te adicionei e passarei sempre aqui! Grande abraço.
Anônimo disse…
Tenho que discordar um pouco da sua opinião. O conceito de um produto "sustentável" ainda está falho. Hoje, empresas buscando atingir este segmento, usam este termo para definir produtos que terão suas embalagens recicladas, que irão gerar replantio de árvores, que irão gerar renda a comunidades produtoras e uma infidade de outros benefícios. Porém o verdadeiro conceito de sustentável é ter um produto que gere nenhum ou um mínimo impacto. Que a produção de hoje não prejudique a possibilidade de produção no futuro. Portanto, se analisarmos este conceito chegaremos em produtos locais, desenvolvidos em sua própria comunidade, com matéria-prima da sua região, aplicando-se preços justos em toda a cadeia, que com certeza será menor e mais eficiente. Portanto o conceito é possível, e pode ser economicamente viável, porém para isto,é necessário uma mudança em diversos modelos que temos hoje. A revolução sustentável não ocorrerá do dia para noite. Será preciso grandes mudanças. Acreditem, pois é possível.
Mas acho que o ´questionamento é extremamente válido, pois realmente não temos sentido essa tal sustentabilidade. Ainda temos que pagar mais por algo que nem é o que acreditamos estar comprando.

Postagens mais visitadas deste blog

Me Leva Brasil – Chico da Lata

COMA ESTE ANÚNCIO

CIRANDA NATALINA