Tonho Ceará e o Lambe-lambe
Já falamos aqui da Lomografia, uma modinha fotografica onde são usadas as famosas câmeras Lomos, hoje vamos falar do lambe-lambe, outra técnica de fotografia antiga onde o fotografo revelava a foto na própria máquina e o nome deu-se porque lambia-se a placa de vidro para saber qual era o lado da emulsão ou se lambia a chapa para fixá-la.
Apesar de ser uma técnica antiga ou melhor uma das primeiras técnicas de fotografia no Brasil existe um fotografo que ainda fotografa com o lambe-lambe, conhecido como Tonho Ceará, Antonio Monteiro Gois nasceu em Juazeiro do Norte(CE) e é fotógrafo desde os 17 anos.

A principal demanda, na época, era por retratos para documentos, sobretudo o 5x7 e os tradicionais 2x2 e 3x4 cm.

Tonho Ceará faz retratos, mora sozinho e não está desiludido com a fotografia, permanecendo um apaixonado e vivendo de forma modesta do ofício.

Em 2008, finalizado o projeto, surgiu como resultado o filme Cinema de Dois Tões, com direção de Luiz Santos, do qual Tonho Ceará é o maior protagonista, além da mostra O Mundo Real é Uma Fotografia, no Museu da Cidade do Recife, e mais Tonho faturou o primeiro lugar no Prêmio Porto Seguro de Fotografia em 2008.
Essa é uma “figura” um tanto quanto interessante e que deve ser divulgada em todo mundo, Tonho Ceará é um fotografo de mão cheia e consegue revelar imagens interessantíssimas do norte do nosso país, com apenas um lambe-lambe Tonho Ceará mostra que pra quem tem talento não é preciso tecnologia.
Comentários