Encontrei Jesus


O Rastelo

No começo de 2010, o encontrei e por incrível que pareça na Praia Grande no litoral paulista, lá estava eu em pleno Domingão junto com a família em plena harmonia curtindo e aproveitando o último dia de praia, cervejinha, petiscos, caipirinha e muito sol, então...vamos aproveitar antes de voltar aos afazeres normais do dia-a-dia.

No meio daquela multidão de turistas percebi um senhor rastelando a areia da praia, insistente em seus afazeres desenhava com seu rastelo e tirava a sujeira, eu sentado batendo papo passei a reparar ainda mais neste senhor que com o sorriso no rosto não se cansava de rastelar, movimentos lentos, parecia que ele dançava, de lá pra cá, de cá pra lá, assim a sujeira ele ia tirando. Por um momento achei que fosse um funcionário da prefeitura da cidade limpando, mas não, o senhorzinho que ali estava, limpava por vontade própria, não resisti e passei a fotografar os seus movimentos singelos e de cuidado com a areia. Neste momento levantei e fui até ele perguntar o seu nome e o que ele estava fazendo, então recebo um sorriso dizendo; meu nome é Jesus, limpo a areia por que gosto, não ganho nada com isso, apenas cuido.

Me interessei ainda mais em Jesus e passei a perguntar; o senhor é nascido aqui? E ele me respondeu; não, sou de Feira de Santana na Bahia, pois o seu boné não negava, estou aqui desde a década de sessenta e minha vida é essa; capinar, rastelar e cuidar, trabalho numa escola de deficientes aqui em Praia Grande e de final de semana eu rastelo a areia e faço companhia para minha “fia” que tem aquela barraquinha ali.

E assim conheci Jesus um senhor de corpo curvado, sorriso estampado, aparentando mais de sessenta anos, mas ali, firme e forte, cuidando da sua areia com todo o cuidado, não estava reclamando, estava limpando toda a sujeira que ali nós (turistas) deixamos.

Jesus é mais um exemplo de ser humano que deve ser divulgado, bem diferente do qual nos foi mostrado, mas em punho com seu cajado, ou melhor, com seu rastelo prepara o caminho do qual será pisado.

Jesus da Praia Grande é imenso como o mar e grande na forma de amar.


Pose para dançar


Sincronismo Perfeito


Levesa em seus movimentos


Abraçando Jesus

Comentários

Xandão disse…
Poxa meu irmão cada vez mais me impressiono com a sua sensibilidade em reconhecer os verdadeiros valores humanos...

Feliz 2010...
Panacea disse…
Primeiro post do ano e o olhar na essência do ser humano. Muito bom Gui! Sim, este é mais um herói do nosso Brasilzão. Que Deus abençoe o Jesus! Grande abraço!
Só vocês mesmo Gui, enxergar a riqueza em meio ao caos da nossa vida atual!!! Que o Jesus da Praia Grande continue firme em sua difícil e solitária missão! E que outros olhares captem esta mensagem que você nos presenteia em cada post!!!
Abraços!

Postagens mais visitadas deste blog

Hélio Leites , o poeta, o artista, o novo profeta.

Obras de Poeta - Quanto Tempo Demora um Mês

COMA ESTE ANÚNCIO